Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece no mercado empresarial.

Como evitar que as despesas de final de ano desequilibrem as contas da minha empresa?

O pagamento de 13º salário de funcionários, impostos, férias e festas de confraternização podem se tornar dificuldades para as empresas, agora no final do ano. Uma boa maneira de evitar essa dor de cabeça é programar esses gastos desde o início do ano.

Sabendo que vai ter que desembolsar uma maior quantia nos meses de novembro e dezembro o empreendedor pode prever esses gastos desde janeiro. É essencial também que o empreendedor seja capaz de manter dinheiro guardado, de forma a estar tranquilo, independentemente do faturamento da empresa ao longo do ano.

Mas e quem não se programou? Normalmente a alternativa mais imediata é buscar recursos junto aos bancos para viabilizar esses pagamentos, o que torna a conta ainda maior por conta dos juros. Porém se pensar com calma o empresário pode combinar com fornecedores a postergação dos pagamentos ou negociar o adiantamento das receitas de clientes, de forma a minimizar o débito. Estas soluções, apesar de remediarem, não resolvem o problema maior: a falta de planejamento.

Organizar o orçamento e fluxo de caixa da empresa deve ser um hábito de qualquer gestor, independente de seu faturamento! Uma boa dica para os que ainda não conseguiram por em prática é aproveitar o ano que está iniciando e começar um planejamento do zero!

rocharrlComo evitar que as despesas de final de ano desequilibrem as contas da minha empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *