Coworking corporativo: Por que grandes empresas estão recorrendo a escritórios flexíveis

Coworking não é mais apenas para startups e trabalhadores remotos. Nos últimos anos, o setor cresceu à medida que organizações de todas as formas e tamanhos descobriram os muitos benefícios que o coworking e o espaço flexível para escritórios oferecem.

No entanto, como muitas empresas são novas no coworking ou não estão familiarizadas com o conceito, queríamos conversar por que tantas grandes empresas estão optando por espaços flexíveis para escritórios. Neste breve guia, falaremos os tópicos mais relevantes para empresas e espaço de coworking, incluindo:

  • A evolução do coworking nas empresas
  • Grandes corporações já usam espaço de coworking
  • Os benefícios do coworking para grandes empresas

Como você verá, o espaço de escritório de coworking  e suas características únicas fornecem às empresas benefícios personalizáveis ​​e flexibilidade que o espaço de escritório tradicional simplesmente não pode oferecer.

A Evolução do Coworking nas Empresas

Embora o conceito de espaço de coworking tenha suas raízes  na década de 1990, ainda é uma ideia relativamente nova para empresas maiores. A Microsoft foi realmente a primeira organização massiva e bem conhecida a integrar espaço de escritório flexível em suas operações em 2016, anunciando que várias de suas equipes trabalhariam em locais WeWork em vários mercados.

Várias empresas Fortune 500 seguiram o exemplo, incluindo:

  • o Facebook
  • Banco da América
  • Força de vendas
  • HSBC
  • Ernst & Young
  • Jaguar Land Rover
  • Shell Global
  • IBM
  • UBS

Claro, dada a rápida evolução do espaço de coworking – tanto em geral quanto para grandes empresas – a lista de grandes corporações usando espaço flexível em alguma capacidade está crescendo rapidamente. Apenas olhando as grandes corporações um quarto dos membros e da receita da empresa, com sua base de clientes corporativos cresceu 370% ano a ano em 2018 .

Para acomodar esse crescimento explosivo, os fornecedores de espaço de coworking estão agora criando locais independentes para alguns de seus maiores clientes corporativos. Muitas empresas escolhem o espaço de coworking para abrigar filiais específicas de sua empresa ou até mesmo laboratórios isolados de P&D.

Por que as grandes empresas usam o espaço de coworking?

Mas o que exatamente está impulsionando esse crescimento rápido? A resposta, mais uma vez, varia de acordo com as necessidades e objetivos do empreendimento. No entanto, em termos gerais, cinco fatores comuns estão impulsionando esse enorme movimento em direção a um espaço de escritório flexível.

1. Negócios Dinâmicos

Muitos setores no mercado de hoje – talvez até mesmo a maioria – mudam muito rapidamente. Portanto, as empresas devem seguir o exemplo para acompanhar uma base de clientes dinâmica e um campo de competição. Se, por exemplo, uma empresa deseja lançar uma nova iniciativa ou produto e adicionar uma equipe de vendas em um mercado específico, o espaço de coworking fornece a velocidade e a agilidade de que precisam para lidar com esse novo mercado de forma eficiente e eficaz. Um projeto skunkworks – talvez um pequeno grupo de P&D pesquisando uma tecnologia inovadora – é outro uso comum para o espaço de coworking, onde um acordo de longo prazo simplesmente não é necessário para o sucesso. Dadas as complexidades de um acordo de espaço de escritório tradicional que requer tempo, esforço e recursos, uma opção de espaço flexível é muitas vezes a melhor escolha quando flexibilidade e tempo são escassos.

2. Geografia e pegada

Muitas grandes corporações têm pegadas massivas que se estendem por várias regiões, países ou mesmo continentes. Se uma empresa tem sua sede na Ásia, mas uma base de clientes crescente na América do Norte, ela pode abrir rapidamente um novo escritório usando espaço flexível para atender às demandas desses novos clientes. Com o atendimento ao cliente sendo tão vital no mercado moderno, uma empresa ainda pode girar rapidamente para uma base de clientes em constante crescimento ou mudança para atender às expectativas de forma eficaz, ao mesmo tempo em que desfruta de custos entre 20% e 40% mais baixos do  que o espaço tradicional.

3. Aquisição e retenção de talentos

Encontrar talentos dispostos a mudar suas vidas e mudar para um novo emprego está se tornando cada vez mais uma raridade a cada dia. Grandes corporações usam espaço de escritório flexível quando desejam encontrar e manter talentos especializados, geralmente para desenvolvimento, vendas, criação ou qualquer outra função. Dito de outra forma, o coworking fornece às empresas a flexibilidade necessária para atender às necessidades individuais de talentos essenciais.

4. Benefícios de contabilidade e avaliação

A contabilidade do arrendamento passou por mudanças significativas nos últimos anos. As grandes empresas públicas devem agora listar os arrendamentos de um ano ou mais  em seus balanços como um passivo. Grandes empresas privadas devem seguir o exemplo. Em outras palavras, elas ainda podem usar escritórios flexíveis com contratos de curto prazo sem impactar negativamente o balanço patrimonial e, portanto, tornando suas avaliações potencialmente mais atraentes para os investidores .

5. CRE Market Timing

As grandes corporações tendem a ser particularmente hábeis na leitura das flutuações das tendências nos mercados imobiliários comerciais. Se um mercado local estiver se aproximando ou no pico, as empresas voltadas para o futuro reconhecerão que assinar um acordo tradicional de longo prazo no auge do mercado não é seu melhor interesse financeiro. Em vez disso, um aluguel de escritório flexível permite que eles entrem ou permaneçam nesse mercado e esperem que os preços baixem de seus picos.

Benefícios de espaço de escritório flexível para empresas

Além dessas cinco razões comuns pelas quais as empresas usam espaço de escritório flexível, outros benefícios do coworking corporativo são mais intrínsecos à natureza do espaço de coworking.

Talento, Cultura e Engajamento

A força de trabalho moderna tem expectativas diferentes das dos funcionários há apenas uma ou duas décadas. Da mesma forma, as grandes corporações agora entendem melhor os benefícios de um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador, especialmente em relação às fileiras de cubículos idênticos e decoração genérica tão prevalecentes no passado.

Um ambiente mais aberto e colaborativo cria uma atmosfera onde os funcionários aprendem habilidades críticas com mais rapidez, fazem conexões mais e mais profundas com colegas de trabalho e pessoas em sua rede e se sentem mais envolvidos com seu empregador e equipe. Como os estudos mostraram , à medida que o engajamento dos funcionários melhora, também melhora a cultura corporativa e todas as diferentes dinâmicas que ela impulsiona dentro de uma empresa.

Nesse sentido, escritórios flexíveis podem ajudar uma empresa a aprimorar sua cultura com um espírito mais inovador e unificado, direcionando desde os níveis de produtividade até as taxas de retenção e aquisição de talentos. A força de trabalho de hoje, especialmente a geração Y e a Geração Z , dá uma importância significativa aos intangíveis que vão além dos salários e benefícios. Eles querem trabalhar em uma atmosfera e organização que reflitam seus próprios ideais e perspectivas.

Imagine ser um jovem e talentoso candidato a um emprego em uma grande empresa, fazendo um tour por um espaço de escritório flexível que ostenta a energia e envolvimento de um espaço de coworking. As empresas que trabalham nesta atmosfera têm uma vantagem distinta sobre outras que ainda usam as linhas prototípicas de cubículos e equipes isoladas. Desnecessário dizer que o coworking pode fornecer um tremendo impulso aos esforços de recrutamento de uma empresa, simplesmente aumentando seu apelo ao talento.

Facilidades

O espaço de coworking, seja para uma pequena empresa com cinco funcionários ou uma grande com centenas, oferece muitas conveniências que os aluguéis tradicionais raramente – ou nunca – fornecem a uma organização. Indo muito além do Wi-Fi confiável e do espaço físico, os provedores de escritório flexíveis também eliminam a necessidade de as empresas mobiliarem seus espaços, criarem salas de descanso ou fornecerem instalações de copa.

Além disso, muitos fornecedores de coworking equipam o espaço com tecnologia de ponta para conferências e virtualmente qualquer outra faceta de operações que uma empresa possa precisar para se manter competitiva.

Branding e Personalização

Uma das características mais atraentes de um espaço de trabalho flexível para grandes empresas é a capacidade de personalizar o espaço de acordo com a cultura e as necessidades exclusivas da empresa. Na maioria das vezes, especialmente quando dispostos a assinar um contrato de longo prazo, os provedores de espaço de coworking trabalharão com uma organização para fornecer construções personalizadas que atendam às demandas e expectativas específicas de uma empresa para o espaço.

Portanto, sem as complexidades de algo como um subsídio de melhoria em um aluguel tradicional, os provedores de espaço flexível criarão espaços exclusivos com elementos de marca e outras nuances que o inquilino precisa ou prefere. Isso pode incluir qualquer coisa, desde mover fisicamente ou eliminar paredes até fornecer vidro fosco ou aumentar a segurança da rede para questões de privacidade. Os espaços flexíveis privados resultantes são econômicos para o locatário, oferecem espaço de acordo com suas especificações e necessidades de marca, mas ainda oferecem um grau muito maior de flexibilidade quando comparados aos arrendamentos tradicionais restritivos e complicados de longo prazo.

Em última análise, o espaço de coworking é um recurso tremendo para grandes corporações, dando-lhes opções de espaço de escritório flexíveis que permitem que uma empresa gire de acordo com um mercado altamente dinâmico. Do jeito que está, um em cada sete funcionários de empresas com 100 pessoas ou mais já usa o espaço de coworking durante pelo menos parte de sua semana de trabalho. Apenas essa pequena quantidade de acesso a um ambiente de coworking produz mais de 16% a mais de eficácia do funcionário e uma experiência de trabalho 22% melhor .

Basta dizer que o espaço de escritório flexível já é uma parte essencial das operações de muitas grandes empresas. À medida que mais empresas percebem que o coworking não é mais apenas para freelancers, startups e pequenos negócios, a porcentagem de corporações que usam espaço flexível só vai continuar a aumentar. Esperamos que mais empresas escolham o espaço de coworking ideal para atender a seus objetivos, encontrando a flexibilidade, o apelo e a eficiência necessária para competir por clientes e talentos.

 

Fonte: www.upsuite.com

Categorias

Posts Recentes

Receba Nossas Atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações regulares, artigos exclusivos e informações importantes diretamente na sua caixa de entrada.

Mantenha-se conectado com a Portela Advogados.