Produtividade

7 dicas para organizar de vez a sua mesa de trabalho

As vezes deixamos a desorganização tomar conta do nosso ambiente de trabalho e aí não temos como escapar… A nossa mesa passa a ser um reflexo da nossa vida profissional desorganizada, tornando a rotina ainda mais improdutiva e estressante, afinal você acaba tendo retrabalho ao procurar documentos e anotações em meio a recados telefônicos, material de escritório, relatórios…

Além de atrapalhar bastante o dia-a-dia, a bagunça é causa de má impressão para chefes e colegas de trabalho que podem ver o “bagunceiro” como desleixado ou até descomprometido. Algumas dicas simples, se praticadas com regularidade, evitam que a falta de organização tome conta da nossa rotina de trabalho:

  1. Tenha critério

Não basta apenas manter arrumado, encontre o lugar e forma certos de guardar documentos e objetos, assim saberá onde procurar quando precisar. Organize a papelada por assunto e monte um arquivo. Defina um dia da semana para fazer a manutenção deste arquivo e faça disso um hábito!

  1. Jogue tudo o que não for útil fora

Nada que não é funcional deve estar em cima de nossa mesa de trabalho. Tire uma tarde apenas para organizar cada um dos itens a seguir: papéis, cartões de visita, cadernos antigos, revistas e catálogos, cabos e fones de ouvido, eletrônicos quebrados, lanchinhos, canetas sem tintas. Jogue fora o que for lixo (recicle, sempre!), separe itens para doar e para levar para casa.

  1. Limpeza é essencial

Quando foi a última vez que você limpou sua mesa de trabalho? Retire tudo de cima dela e passe um pano com álcool em gel. Se for necessário, uma esponja com detergente neutro remove sujeiras mais persistentes. Troque os lixos e substituía os sacos.

  1. Hora de visitar uma loja de suprimentos para escritório

Faça uma lista de tudo o que você precisa para trabalhar confortavelmente: canetas e lápis, borrachas, marca-texto, clips, um caderno, um bloco de notas, post-its e um porta-caneta.

Revise os materiais que precisam ser trocados, como fones de ouvido e mouses. Adquira produtos ergonômicos, como um suporte para notebook e um bom mouse pad, com apoio para o pulso. Compre um porta cartões de visitas e pequenas caixas para servirem de porta-trecos em cima da mesa.

  1. Louças e decoração para a sua mesa

Além do material de escritório, é importante montar seu kit de louças: compre uma caneta bem bonita e personalize-a. Tendo uma única caneca só sua você vai criar o hábito de usar apernas ela e nenhuma outra. Além da caneca, vale a pena investir em uma moringa de mesa, daquelas que mantém a água fresca e ainda possuem um pequeno copo acoplado. Se você costuma trazer marmita para o escritório, compre um conjunto portátil de talheres, além de um kit de pasta, fio dental e escova de dente!

Também vale tornar o seu ambiente de trabalho muito mais agradável personaliza-lo com a sua cara: traga uma plantinha de casa, um porta-retratos com as fotos de quem você ama, um plantinha delicada e fácil de cuidar, um toy art do seu filme preferido.

  1. Organize uma agenda – de papel!

Se você não tem uma pequena agenda de papel que caiba na bolsa ou na mochila, pare tudo o que você está fazendo e compre uma agora!

A agenda de papel é muito mais eficiente para pessoas com tendência à desorganização. Anote em cada dia os compromissos marcados, as tarefas a serem feitas, além disso, ajuda bastante criar uma lista de tarefas com um quadradinho para que você possa “ticar” o que já foi feito.

  1. Crie uma rotina fixa para quando chegar no escritório e antes de ir embora

Em uma folha da sua agenda separe em uma lista sua rotina para quando chegar ao escritório. Aos poucos, esse checklist se tornará natural, bastando apenas se preocupar com as atividades de maior prioridade e importância.

Viu como mudar alguns pequenos hábitos, pode fazer toda a diferença? Agora, mãos à obra e boa arrumação!

rocharrl7 dicas para organizar de vez a sua mesa de trabalho
Leia Mais